domingo, 27 de janeiro de 2008

Competitividade com o uso adequado da Tecnologia da Informação

Competitividade com o uso adequado da Tecnologia da Informação
Por Fernanda Campolina

As pequenas empresas não conseguem aproveitar a tecnologia da informação a favor da competitividade no mercado por falta de planejamento e conhecimento. Esta realidade é observada por empresários que fornecem soluções de TI para o mercado nacional e internacional.

Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informação fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, visto que potencializa os processos de tratamento, disseminação e transferência de informações. Essa tecnologia tão importante parece ainda não ter alcançado plenamente as pequenas empresas que, no geral, não possuem sistemas informatizados.

A grande motivação para que as pequenas empresas estejam buscando adquirir recursos da tecnologia de informação é a sua sobrevivência num mercado cada vez mais global e competitivo, esperando agilidade e flexibilidade para tratamento de informações, além do aumento da qualidade de seus produtos e serviços com aquisição de modernas tecnologias, afirma o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (ASSESPRO-MG), Túlio Ornelas Iannini.

Neste contexto, as pequenas empresas estão, na maior parte dos casos observados, procurando adquirir recursos de tecnologia para tratamento de informação. Entretanto, a aquisição desses recursos não é planejada, e eles não são bem aproveitados devido, principalmente, à falta de conhecimento de sua potencialidade, dificuldades de aquisição de itens complementares e falta de treinamento para os usuários. Devido a essas deficiências e dificuldades, as empresas não conseguem grandes benefícios no uso da tecnologia de informação.

O conhecimento sobre o assunto é muito restrito, pois a maioria das empresas terceiriza o desenvolvimento de softwares e nem sequer conhece os recursos que tem disponível, agravando ainda mais o mau aproveitamento e o baixo retorno dos recursos apresentados após a informatização.

Outra observação importante é que as pequenas empresas investem muito mais em hardware do que em software. Segundo a última pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) em 2006, 99,37% das pequenas empresas com 10 a 19 funcionários utilizam o computador e 85,96% destas trabalham em ambiente de rede.

De acordo com empresários de diversos segmentos, os tipos de softwares que recebem um pouco mais de investimento são os relacionados com a administração: contabilidade, folha de pagamento, contas a pagar e a receber, financeiro, entre outros. Poucas possuem um sistema integrado de gestão tão necessário para o controle dos negócios da empresa, além de outros recursos que poderiam ajudar a alavancar sua produtividade e competitividade. Apenas 25,84% das pequenas empresas utilizam software ERP (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), segundo a pesquisa do NIC.Br.

Em relação à Internet a maioria das pequenas empresas possui acesso, utilizando na sua maioria para comunicar por meio de “e-mail” e interagir com órgãos públicos. De acordo com a pesquisa do NIC.Br, apenas 39,1% possuem um “Web Site”, explorando pouco a Internet. Muitos dos sites produzidos pelas pequenas empresas são amadores, atrapalhando a imagem da empresa ao invés de melhorar. “Alguns sites não possuem formas de contato, como telefone e e-mail e os produtos são mal colocados e sem atualização de conteúdo”, explica Iannini.

Na maioria dos casos, não existe na pequena empresa uma pessoa responsável pela informática, geralmente é o usuário (o funcionário que utiliza o microcomputador), quem mais conhece sobre a situação dos microcomputadores e softwares da empresa. Com este fato fica difícil o empresário mensurar o investimento necessário em TI e visualizar o retorno obtido.


Vantagens da Informatização em pequenas empresas

Uma empresa com um sistema totalmente informatizado, que funciona eficiente e eficazmente, proporcionará grandes vantagens, seja em relação ao tempo otimizado, à organização, à facilidade de obtenção de informações, à previsão e muitos outros aspectos que contribuirão para o sucesso da pequena empresa. Dessa forma, a informatização das pequenas empresas possibilita que elas ganhem eficiência e eficácia e melhorem, assim, sua competitividade e lucratividade.

Apesar de esse instrumento ser de grande utilidade para se alcançar o sucesso, o pequeno empresário deve estar atento a algumas questões.

O primeiro passo é fazer um dimensionamento da empresa no contexto atual e também uma dimensão planejada para o futuro, para que dessa forma possam-se adquirir equipamentos adequados às necessidades.

É indicada a orientação de pessoas tecnicamente capacitadas, tanto para o dimensionamento, quanto para a escolha dos equipamentos e softwares que serão implantados. Em alguns casos, é melhor procurar empresas que elaborem sistemas personalizados, em vez da compra de pacotes comerciais prontos.

A ASSESPRO-MG juntamente com o SEBRAE-MG, criou o Ponto Tecnológico (http://www.pontotecnologico.com.br/) que é um serviço de consultoria oferecido à micros e pequenas empresas de qualquer segmento com intuito de orientar os empresários na informatização de seus negócios. O serviço está inserido no APL (Arranjo Produtivo Local) da Indústria de Software de Belo Horizonte.

A partir da informatização, a pequena empresa pode obter uma série de vantagens, como: melhoria nas informações para tomada de decisão, no controle interno das operações, no processo produtivo, no atendimento ao cliente; automatiza as tarefas rotineiras; aumenta a capacidade de reconhecer problemas mais cedo e a produtividade e competitividade; além de ajudar o gerente a testar algumas decisões antes de colocá-las em prática.


Outro ponto importante para um processo de informatização bem-sucedido é a manutenção dos softwares que irão tratar as informações, pois alguns problemas no software não são descobertos antes que ele esteja sendo realmente utilizado.

Foi lançado no final de 2006 um catálogo on-line de produtos e serviços de informática. O catálogo tem o apoio do SEBRAE-MG e as empresas inseridas nele são acompanhadas pela a ASSESPRO em respeito à conduta ética. O endereço do catálogo é www.tecnoportal.org.br.

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