domingo, 27 de janeiro de 2008

Recurso gratuito na Internet pode ajudar empresas na geração de conhecimento profissional para seus colaboradores

Recurso gratuito na Internet pode ajudar empresas na geração de conhecimento profissional para seus colaboradores
Por Túlio Ornelas Iannini

Os processos de construção colaborativa de conhecimento se tornaram comuns nos últimos tempos com a chegada da Web 2.0, uma rica plataforma da Internet onde todos participam da sua construção. O conteúdo e a informação não são mais produzidos por um pequeno grupo de pessoas, mas sim por um modelo onde todos produzem para todos.

As redes sociais na Internet funcionam como uma enorme fonte de conhecimento e relacionamentos ente profissionais, gerando oportunidades de negócios e desenvolvimento profissional.

Segundo dados da empresa Hitwise (www.hitwise.com) o tráfego das principais redes sociais na Internet (Facebox, Bebo e Myspace) superaram os sites para acesso a e-mails como Hotmail, Yahoo e Gmail.

Em outro estudo a empresa Faves (www.faves.com) cita que os usuários da Internet acreditam mais nos contatos de sua rede social do que nos fornecedores, anunciantes e até mesmo em blogs. Mais de um terço dos pesquisados pela Faves disseram que as informações de seus amigos e conhecidos de redes sociais online são “altamente confiáveis”.

Como as empresas podem tirar proveito das redes sociais digitais?

Diversas empresas já estão utilizando as redes sociais digitais para descobrirem talentos, divulgar produtos por meio de matérias técnicas e criar uma rede de conhecimento corporativa.

As redes sociais começam a fazer parte do universo de ensino à distância como forma de criar um elo entre diversos autores para adquirir conhecimentos específicos e incentivar novos autores na produção de conteúdos.

O SecondLife (www.secondlife.com), maior rede social do mundo com recursos de realidade virtual já possui diversas comunidades formadas por empresas e faculdades onde são exploradas atividades de ensino e simulação de estratégias de negócios.

No Brasil uma grande plataforma que agrega diversas redes de colaboração é o Peabirus (www.peabirus.com.br). O acesso é gratuito e possui diversas redes sociais que debatem assuntos específicos de forma colaborativa e interativa.

O networking também é muito explorado nas redes sociais com oportunidade de interação com pessoas de diversas localidades geográficas e de culturas diferentes. Pode funcionar também como um ambiente de pesquisa e mobilização.

Diferente de Blogs, as redes sociais proporcionam maior credibilidade do conteúdo pois diversas pessoas estão participando da leitura de artigos, com citação de fontes e abertura para comentários e avaliação dos usuários.

Como o conteúdo é mais confiável as redes sociais já estão sendo utilizadas como mecanismo de busca na Internet ao invés de sites como o Google. Isto mostra que a Internet é muito dinâmica e os usuários descobrem formas de aproveitar dela a cada dia criando hábitos e mudanças de comportamentos.

No mundo corporativo algumas empresas estimulam seus funcionários a participarem de redes sociais profissionais com intuito de contribuir com o conhecimento de seus colaboradores em relação a assuntos diversos e relacionados ao negócio da empresa.

É importante diferenciar redes sociais de entretenimento (Orkut) de redes sociais profissionais (Via6, Peabirus, Del.icio.us). As redes sociais de entretenimento pode gerar resultados contrários para as empresas tirando o foco dos seus profissionais do trabalho sem contribuição para o conhecimento.

Para obter resultados positivos com as redes é necessário participar delas interagindo com diversas comunidades e usuários, aprendendo assim tirar o maior proveito deste importante recurso gratuito disponibilizado na Internet.

Nenhum comentário: