domingo, 27 de janeiro de 2008

TI - Um dos setores que mais empregam no país

TI - Um dos setores que mais empregam no país
Por Fernanda Campolina

Enquanto o desemprego atinge profissionais em vários segmentos da economia no país, o setor de tecnologia da informação (TI) tem atualmente uma grande oferta de vagas, ainda não preenchidas, para profissionais qualificados na área. A informática mineira também tem se mostrado um importante gerador de postos de trabalho. Não apenas em sua qualidade, já que a maior parte da força do setor é composta por pessoas altamente qualificadas, mas também pela sua quantidade.
Em 2006, foram gerados aproximadamente quatro mil postos de trabalho, número 40% superior ao de 2005, segundo o Ranking Mineiro de Informática realizado anualmente pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Internet e Software de Minas Geria, ASSESPRO-MG. São empregos que, devido ao seu nível de remuneração e qualificação de pessoal, refletem em toda a economia.

A International Data Corporation, IDC acaba de concluir um estudo sobre “O Impacto Econômico de TI e do software na América Latina”, encomendado pela Microsoft, que mostra haver uma tendência de crescimento sustentado do setor. A pesquisa aponta ainda um prognóstico positivo para os próximos quatro anos. Entre eles, está a expectativa de que sejam criados pelo menos 630 mil empregos na área de tecnologia entre os anos 2006 e 2009, com destaque para as contratações no Brasil.

O recém formado em Ciências da Computação pela PUC Minas, Lucas Maritan, oportunidades no setor de TI não faltam, ás vezes é necessário recusar uma oferta e optar pelas demais. O setor oferece uma diversidade muito grande de áreas a se especializar, acho que por isto existem tantas oportunidades.

O Brasil é hoje o país com maior número de pessoas atuando no segmento de Tecnologia da Informação. Ao todo são 892 mil trabalhadores, 47% do total de vagas existentes em toda a América Latina, além disso, o Brasil será o país com a maior projeção de crescimento. O estudo mostra ainda que nos 13 países analisados, o setor de TI é responsável pelo emprego de 1,9 milhão de pessoas. As maiores oportunidades de trabalho vêm da área de software, que representa 69% do mercado de trabalho no segmento de tecnologia, ou 1,3 milhão de vagas. Essa participação deve crescer para 74% até 2009, o equivalente a 1,89 milhão de trabalhadores.

O setor de TI está em todo lugar, se o país cresce economicamente TI também cresce junto. Por este motivo é um dos setores que mais empregam no país, apesar de este ser um fator positivo, muitas empresas tem vagas sobrando e não conseguem achar profissionais qualificados para ocupá-las.

Por outro lado faltam profissionais no mercado com qualificação. As empresas de TI apresentam uma grande dificuldade de encontrar profissionais, o que pode dificultar o crescimento e expansão dos negócios. A Psicóloga com especialização em Gestão de Pessoas, Iara Araújo entrevista em média dez candidatos a vagas de TI por dia e coordena diretamente o trabalho de recrutamento em diversas empresas do setor. Ela afirma que na maioria das vezes não consegue selecionar os candidatos ao cargo, pois o grau de qualificação deles não enquadra no perfil das vagas do setor. Os qualificados na maioria já estão trabalhando e estes são assediados pelo mercado.

A ASSESPRO Minas conta com a Central de Estágio, que realiza a seleção de profissionais para atuarem dentro da empresa o que facilita o trabalho para o mercado. O Programa de Estágio tem como objetivo promover a interação entre as Instituições de Ensino e o Setor Econômico, possibilitando a melhoria da qualificação, aprimoramento e complementação da formação profissional dos alunos e sua adequação às necessidades e peculiaridades das organizações.

Nenhum comentário: