sábado, 26 de abril de 2008

Setor de Tecnologia da Informação de Belo Horizonte estreita relacionamento com Córdoba.

Setor de Tecnologia da Informação de Belo Horizonte estreita relacionamento com Córdoba.


Aconteceu em Belo Horizonte durante os dias 27 e 28 deste mês a Missão Argentina Multisetorial. Contanto com mais de 80 empresários de diferentes segmentos da Argentina, a missão teve o objetivo de contribuir para o fortalecimento da economia mineira, proporcionando geração de negócios e parcerias. Durante o período do evento empresários do setor de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicações, se reunirão e vislumbraram uma grande oportunidade de parceria e negócios entre Belo Horizonte e a província de Córdoba.

Os empresários argentinos de Tecnologia da Informação e Comunicações tiveram uma apresentação realizada pelo presidente da Assespro-MG – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Túlio Ornelas Iannini. A apresentação teve o intuito de mostrar o objetivo da entidade, serviços e proporcionar o conhecimento do crescimento da indústria de software de Minas Gerais. Durante o encontro foram realizadas rodadas de negócios entre empresários argentinos e brasileiros onde o principal foco foi a busca de parcerias técnicas e comerciais.

Uma das principais realizações do evento foi a promoção do estreitamento das relações entre a província de Córdoba e Belo Horizonte.

Córdoba, que fica cerca de 800 quilômetros a noroeste de Buenos Aires, sendo a principal região produtora de soja e milho da Argentina, e destino turístico popular entre os cidadãos do País.

Na província de Córdoba, foi criado um pólo do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações por meio de uma associação de empresas, chamada de CCT - Cluster Córdoba Technology. Atualmente o CCT possui 60 importantes empresas associadas e mais de 250 empresas sediadas, sendo consideradas as principais da Argentina.

A província possui características semelhantes a da capital mineira que levaram a despertar interesse em parcerias promissoras entre empresários do setor.

Com uma população com cerca de três milhões de habitantes, Córdoba, abriga nove universidades e tem a maior presença per capita de estudantes universitários da América do Sul, segundo representantes argentinos. A capital mineira abriga as duas principais universidades de ciências da computação do Brasil, a PUC-MG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Tanto a província de Códoba e Belo Horizonte investem de forma organizada no setor com apoio real dos governos Estadual e Municipal.

A falta de mão de obra especializada também é um problema enfrentado pelas cidades que buscam formas adequadas de capacitação de profissionais e incentivos fiscais.

Em reunião realizada com o presidente da Assespro-MG, Túlio Ornelas e o diretor do CCT, Rafael Ibañez, ficou firmada a intenção de uma forte parceria entre as entidades que já iniciarão ações de aproximação e colaboração ainda neste mês.

Segundo Túlio Ornelas, o mundo esta se tornando cada vez mais colaborativo e as fronteiras devem deixar de existir quando o assunto é desenvolvimento e progresso. “O encontro dos empresários argentinos e brasileiros foi muito rápido e ambas as partes precisam conhecer mais a realidade dos dois lados para concretizarem negócios e parcerias. O estreitamento entre as relações da Assespro-MG e o CCT, vai proporcionar esta concretização”, diz Túlio Ornelas.

O primeiro passo será a criação entre as entidades de um mecanismo e processo de comunicação contínua das atividades de cada região para favorecer cada parte conhecimento das oportunidades e características dos empreendimentos. No segundo momento será disponibilizado uma estrutura física em Córdoba para atender empresários brasileiros e o mesmo acontecerá em Belo Horizonte para os empresários argentinos.

Ainda em 2008 será organizada uma missão empresarial brasileira para Córdoba, coordenada pelas duas entidades.

Por: Fernanda Campolina

Nenhum comentário: