domingo, 17 de agosto de 2008

A ordem é inovar !

A ordem é inovar !

* Túlio Ornelas Iannini

Um dos termos mais comentados no mundo atual é a INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. É normal abrirmos um jornal, revista ou um Web Site e depararmos com um texto onde esteja empregado o termo. A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA é o diferencial competitivo das empresas no mundo atual. Sem inovação a empresa dificilmente vai conquistar espaço no mercado ou até mesmo conseguir proteger o seu.

O termo INOVAÇÃO TECNOLÓGICA é muito discutido e ainda pouco entendido por muitos, principalmente no meio empresarial. Isto mesmo, no meio empresarial. Algumas empresas até conseguem serem inovadoras sem saberem o conceito, mas não sabem que estão praticando, outras acham que entenderam o conceito, mas não conseguem inovar.

De acordo com a Pintec (Pesquisa de Inovação Tecnológica, realizada pelo IBGE), uma inovação tecnológica é definida pela introdução no mercado de um produto ou de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. A inovação tecnológica pode resultar de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados internamente nas empresas, de novas combinações de tecnologias existentes, da aplicação de tecnologias existentes em novos usos ou da utilização de novos conhecimentos adquiridos pela empresa.

Quando um processo de melhoria na empresa ou de um produto tem um impacto significativo no seu valor no mercado, podemos dizer que houve uma INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

O Brasil ocupa a 40ª posição no ranking mundial de inovação do INSEAD (uma das principais instituições dos Estados Unidos na formação de gestores de negócios). Estamos atrás de Países como o Kwait e Estônia. Ocupação que pode retratar os problemas sociais enfrentados no nosso país.

Existem dois tipos de tecnologias que são fundamentais para a inovação – A Tecnologia Social e a Tecnologia Física. As duas tecnologias são fáceis de serem identificadas. A social é a principal tecnologia para a geração de riquezas, pois nela são trabalhados aspectos humanos que irão produzir as tecnologias físicas. Na tecnologia física podemos citar os aparelhos celulares, foguetes espaciais e microchips.

Muitas pessoas acham que as tecnologias físicas produzidas pelas empresas de tecnologia são altamente inovadoras, mas a maior inovação está no modelo de negócios criados por estas empresas. Um exemplo é o iPhone da empresa Apple. O aparelho iPhone tem seus méritos inovadores de tecnologias físicas, com uma aparência moderna, conexão mais rápida e segura com a Internet, porém, o que diferencia o aparelho dos seus concorrentes é a forma que ele foi lançado no mercado, despertando desejo de consumo e acesso de compra para as massas.

O exemplo da Apple pôde ser visto no tempo do Henry Ford, que inovou desenvolvendo um processo de produção de automóveis por meio da organização do trabalho em linhas de montagem. Este processo foi evoluindo por empresas concorrentes ao longo dos anos, envolvendo outras cadeias produtivas, como fornecedores e parceiros.

Lembramos que SOFTWARE é uma tecnologia que está mais ligada à tecnologia social do que as tecnologias físicas, pois na tecnologia social são valorizados os principais bens ativos destas empresas que são as pessoas. Os principais produtos tecnológicos físicos só funcionam se neles tiverem instalados os softwares. A Google inovou na forma de trabalhar com modelos baseados em comprometimento e dinamismo se tornando a maior empresa de desenvolvimento de software do mundo.

No parágrafo acima citei a palavra COMPROMETIMENTO. Uns dos principais entraves para a inovação no Brasil estão ligados ao comprometimento mútuo na relação de trabalho, que impede o progresso inovador. Este problema enfrentado é devido à falta de visão para melhorarmos nossa tecnologia social e conseguirmos criar ambientes inovadores. Empresas globais inovadoras investem prioritariamente no comprometimento de seus colaboradores na relação de trabalho e na responsabilidade social.

Um dos fatores que estimulam a busca pela inovação é a competitividade. As empresas desenvolvedoras de tecnologias são atualmente as que mais se destacam na mídia em termos de inovação tecnológica por um único motivo: sobrevivência. A competição é um dos grandes “energéticos” capazes de fazer com que uma empresa se torne realmente inovadora e no mercado de tecnologia a competição é muito forte. É importante que o ambiente de competição seja fortalecido pela ética nos negócios, fazendo as pessoas confiarem e investirem na colaboração com comprometimento.

Inovar demanda conhecimento, adaptações, tempo, prática e investimentos, envolvendo uma série de competências tecnológicas e mercadológicas, trazendo vantagens competitivas para empresas a médio e longo prazo com reflexos positivos para a sociedade. Portanto, inovação deve fazer parte do dia-a-dia dos gestores de empresas que buscam sustentabilidade nos negócios.

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