sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fábricas de Softwares servem como termômetro do crescimento do setor de TI

A crescente tendência da terceirização fez com que o negócio de fábrica de software se tornasse um dos segmentos que mais cresce no setor da Tecnologia da Informação no País, aumentando a exportação de grandes empresas e Minas vem se firmando como referência neste mercado.

Uma fábrica de software é uma organização que provê serviços de desenvolvimento de sistemas com alta qualidade, a baixo custo e de forma rápida, utilizando um processo de desenvolvimento de software bem definido com tecnologia de ponta, além de algumas formas de feedback para reconhecer e lidar com oportunidades de melhoria dos processos de fabricação de um software.

Percebe-se nos últimos anos uma crescente movimentação do mercado em torno do modelo de desenvolvimento denominado Fábrica de Software.

Uma das principais características deste modelo é a adoção de técnicas utilizadas
na engenharia industrial de produção em série, para a criação de um ambiente produtivo de desenvolvimento de software com qualidade e baixo custo.

Apesar de ser um modelo antigo, surgido no início da década de 60, fábrica de software nunca foi adotado intensivamente pelo mercado, as principais iniciativas partiam de grandes corporações, associações entre institutos de pesquisa ou projetos governamentais. Os avanços da engenharia de software nos últimos anos e as mudanças ocorridas nos processos de desenvolvimento de sistemas, como o software livre e o surgimento de padrões abertos para desenvolvimento corporativo, fizeram surgir um novo modelo de fábrica de software no mercado.

As novas facilidades tornaram possíveis que empresas de médio e até de pequeno porte, pudessem montar suas fábricas de software para prestar serviços de desenvolvimento de sistemas à crescente terceirização do mercado, resultando numa proliferação deste novo modelo de fábrica pelo mundo.

Com a constante evolução da engenharia de software e das tecnologias envolvidas no desenvolvimento de sistemas, as fábricas serão cada vez mais efetivas dentro de seu objetivo de produzir softwares de qualidade, em pouco tempo e por um baixo custo espera-se, portanto, um crescimento ainda maior na adoção deste modelo para o desenvolvimento de sistemas.

O Estado mineiro é um centro nacional de excelência em formação de profissionais, “matéria-prima” para desenvolvimento de software.

É estimado que existe no Estado mais de 20 importantes fábricas de software, sendo uma delas a Fábrica Mineira de Software, apoiada pelo APL (Arranjo Produtivo Local) de Software de Belo Horizonte.

Minas esta a frente na certificação MPS.BR que trata da Melhoria de Processos do Software Brasileiro garantindo mais qualidade da produção nas Fábricas.

Mercado Externo

Grandes Países demandantes de produção de software vêem no Brasil uma importante opção além da Índia para desenvolvimento de aplicações completas. O Brasil tem várias vantagens em relação aos indianos, sendo uma delas a maior estabilidade social, já que o País concorrente vive constante tensão militar com o Paquistão.

Outro importante fator que impulsiona o mercado nacional é a desvalorização cambial que deu um grande incentivo às exportações. O custo de um profissional no Brasil chega a ser um terço mais baixo do que um homem hora nos EUA.

O grande obstáculo das fábricas e empresas de software ainda esta na falta de mão-de-obra e a alta carga tributária na folha de pagamentos. Estes obstáculos podem ser determinantes para o futuro das empresas de software no Brasil perante o mercado interno e externo.

Nenhum comentário: