sexta-feira, 6 de junho de 2008

Minas Gerais; excelência em software e hardware

Minas Gerais ocupa, atualmente, uma posição de destaque no cenário nacional em relação à produção de software e hardware, sendo considerado um dos principais pólos industriais de Tecnologia da Informação.

A indústria brasileira de software está diante de seu maior desafio: ampliar sua participação no mercado global de software e serviços. Esta é a principal motivação das medidas dedicadas ao setor no âmbito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior – PITCE, lançada pelo Governo Federal em 2004. O Brasil possui uma indústria de software diversificada e sofisticada, mas que tem se dedicado, essencialmente, a atender a demanda local, uma vez que o país é um dos dez maiores mercados do mundo. Adicionalmente, a crescente abertura e internacionalização dos mercados bem como o advento da Internet têm aumentado intensamente a competição no mercado interno.

Nesse contexto, é imperativo atingir padrões internacionais de qualidade e produtividade no setor de software, como condição essencial na busca da competitividade mundial nesta indústria. Em busca deste objetivo, foi instalado o Subcomitê Setorial da Qualidade e Produtividade em Software – SSQP/SW, hoje PBQP-Software, instituído a partir do Grupo de Trabalho GT4: Qualidade e Produtividade em Software, da Câmara Setorial de Software, concebido e estruturado no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, com o objetivo de estimular a adoção de normas, métodos, técnicas e ferramentas da qualidade e da Engenharia de Software, promovendo a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços de software brasileiros, de modo a tornar as empresas mais capacitadas a competir em um mercado globalizado.

O Estado de Minas Gerais tem contribuído significativamente para o País atingir esta meta. A capital mineira é responsável pela geração superior a 15 mil empregos diretos, nas mais de 1300 empresas existentes de acordo com o último levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro e promovido pelo SEBRAE-MG. A cidade possui uma base sólida de formação de mão-de-obra qualificada e ainda toda a infra-estrutura lógica necessária para a instalação de outras empresas.


A Capital também abriga os dois melhores centros de formação de profissionais em Ciências da Computação do País, segundo o ENAD (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A PUC-Minas sendo a universidade privada mais bem pontuada e a UFMG, a universidade pública mais bem pontuada no curso de Ciências da Computação.

A grande concentração de bons profissionais no Estado ajuda garantir uma excelência das empresas na produção de softwares que são comercializados para todo o País e outros paises.
Empresários da Argentina, Áustrália, Cuba e Índia já estiveram neste ano visitando o Estado mineiro para viabilizar programas de parcerias e aquisição de produtos desenvolvidos no Estado.
O destaque do Estado tem atraído a instalação de grandes investidores multinacionais como a Google, IBM e Microsoft.

Para o presidente da Assespro-MG – Associação das Empresas Brasileiras de Software e Internet, Túlio Ornelas, o apoio e o reconhecimento do Estado da importância da indústria de software foi um grande fator impulsionador para atrair investimentos e criar políticas concretas para o desenvolvimento do setor, tornando um Estado líder no desenvolvimento de tecnologia.
O municípios de Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Viçosa, Santa Rita do Sapucaí e Poços de Caldas também possuem uma representatividade de empresas com importantes desenvolvimentos em tecnologias de ponta.

O MPS.BR é um programa brasileiro que atesta a qualidade dos processos de desenvolvimento, manutenção, engenharia e aquisição de software em uma empresa, ao melhorarem o processo de desenvolvimento de software, as empresas tornam-se mais competitivas num mercado cada vez mais exigente em aspectos de qualidade.

A certificação, que já apresenta resultados concretos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, tem o objetivo de expandir para os estados do Piauí, Maranhão e Tocantins. “Em Minas Gerais, dez empresas já foram certificadas e outros três grupos estão no processo de qualificação, o objetivo é ampliar os benefícios do MPS.BR para todo o território brasileiro, principalmente nos estados onde ainda não existem projetos ou entidades que realizam um trabalho de mobilização pela qualidade no desenvolvimento de software”, afirma o coordenador do Centro de Competência de Minas Gerais Carlos Barbieri. De acordo com ele, o grupo busca parceria com instituições locais nos estados, visando o estabelecimento dos primeiros procedimentos para a realização de palestras sobre melhoria de processos nas empresas.

Outro segmento que já possui excelência no estado é o hardware, o pólo de Santa Rita do Sapucaí, é visto como um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos países. O desenvolvimento de tecnologia de ponta tem seus alicerces na eficiente estrutura educacional de nível técnico e superior nas áreas de Eletrônica, Informática, Telecomunicações e Administração existente no município de Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais.

Nenhum comentário: